Cabelo Elástico - Emborrachado, severamente danificado - Como tratar?

Isso é algo que a gente nunca acha que vai acontecer conosco.

Quando aconteceu comigo eu não tinha a minima ideia de como proceder, por isso hoje vim trazer pra vocês algumas dicas que ajudam muito a recuperar o cabelo depois de uma tragédia como essa:


O QUE É? E O QUE DEIXA UM CABELO ELÁSTICO?

Um cabelo emborrachado ou elástico é aquele que ficou extremamente frágil pela perde de proteínas devido ao excesso de químicas, ou por incompatibilidade entre elas: progressivas, descolorações, relaxamentos, botox etc... Em alguns casos também acontece o corte químico, que é quando o cabelo se parte na altura onde as químicas se encontram, nesse caso o cabelo também ficará emborrachado.


COMO SABER SE MEU CABELO ESTÁ ELÁSTICO?

Puxe o fio, o fio normal voltará a sua forma, já um fio elástico ficará todo tremido ou ainda se partirá. Quando molhado o cabelo fica parecendo um chiclete é embola facilmente no pente e pode até se soltar do cabelo aos maços dependo do nível do estrago.
COMO TRATAR?

É preciso ter paciência, um cabelo que ficou elástico não se recupera da noite para o dia, mas tratando direitinho você terá resultados satisfatórios.

1 - Pare de fazer químicas por um período: É hora de dar um tempo para o cabelo, nem pensar em fazer uma progressiva "para tratar" o cabelo elástico, porque progressiva não trata cabelo, ela maquia, ainda mais se o cabelo estiver elástico, irá ficar encapado e podre por dentro, isso se não terminar de cair!

2- Corte as pontinhas: eu sei que as vezes a gente não quer, mas as pontas são geralmente onde o estrago é maior e isso vai deixar o cabelo com aparência mais saudável.

3- Reequilibre o PH do cabelo: Os produtos químicos elevam o PH dos fios (abrem a cutícula) para poder agir, e com as cutículas abertas o cabelo não "segura tratamento".
Existem produtos no mercado, os chamados acidificantes, eles tem o PH baixo e regulam o PH  para níveis normais (realinham as cutículas). Mas há também um produto que temos em casa que tem PH baixo e pode ser usado para fazer o reequilíbrio: O vinagre maça. Para saber como usa-lo (clique aqui)

3- faça tratamento em todas as lavagens: A principio evita-se hidratação em um cabelo que está altamente elástico, a hidratação irá deixar o cabelo ainda mais "molinho" e isso fará com que ele se parta com ainda mais facilidade.
Inicialmente faça reconstruções uma vez por semana para repor a queratina e proteínas que foram perdidas. (Nas embalagens de produtos reconstrutores geralmente vem escrito: aminoácidos, pós-quimica, resgate, reparo etc...).
Também faça nutrições e umectações com óleos vegetais, (clique aqui para saber sobre umectação) que irão devolver a a oleosidade do cabelo, quando o cabelo estiver melhor, então poderá incluir as hidratações.

Para saber quais são os ingredientes que compõem  hidratação, nutrição e reconstrução clique (aqui)
Para saber como montar um cronograma capilar clique aqui.

4- Evite uso do secador e chapinha: É difícil não usar secador por esses dias, porque ele parece ser a unica coisa que deixa o cabelo mais apresentável, mas se for possível não use, pois a recuperação será mais rápida.

5- Aposte nas ampolas: Geralmente são baratinhas e você pode usa-las pura ou mistura-las na sua máscara de tratamento para potencializar o efeito.

6- Cuidado com a escolha do shampoo: Não use shampoo anti-resíduos ou transparente enquanto o cabelo estiver elástico, prefira os perolados e/ou cremosos, ou até mesmo os sem sulfato que agridem menos os fios.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

© BL Design - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Bianca Layouts ♥ EXCLUSIVO! ♥ .
Tecnologia do Blogger .
imagem-logo