O shampoo errado pode estar acabando com seu cabelo!!

Olá meninas, tudo certinho?

Eu já disse isso aqui no blog e repito, nem a Xuxa mais acredita que "shampoo só lava os cabelos".

Geralmente a gente não dá muita atenção pra isso, pensamos mais em escolher a máscara de tratamento ou o condicionador, mas escolher o shampoo certo pode facilitar - e muito - a tua vida.

Vamos ver então quais são os tipos de shampoo e quais deles você deve passar longe dependendo do seu tipo de cabelo:

Shampoo anti-residuos ou de Limpeza profunda: Esse tipo dificilmente nós vemos muito expostos nas prateleiras, pois o uso indiscriminado pode ressecar e até quebrar o fio, geralmente são transparentes, tem PH alto para abrir a cutícula do cabelo a fim de receber algum tratamento com os fios extremamente limpos e também são usados antes de alguns processos químicos,  retira resíduos de poluição, cloro, e finalizadores que são usados no dia a dia.
Mas não é só isso que ele retira, junto com ele desce pelo ralo toda a camada lipídica (oleosidade) que protege o fio.  Não deve ser usado num período menor do que 15 dias e cabelos severamente fragilizados devem passar longe. Mas se você tem cabelo fragilizado e não abre mão de vez em quando de sentir o cabelo limpo pra fazer algum tratamento, indico esse que resenhei  (aqui) pois ele tem PH neutro.

Shampoo transparente: Também fazem uma boa limpeza no fio, geralmente tem PH alto, mas não tanto quanto os anti-resíduos, indicado para cabelos mistos e oleosos, mas provavelmente irão agredir os cabelos mais frágeis e ressecados, e também os cacheados. Se você tem cabelo fino e ressecado porem oleosos na raiz, pode alternar o uso deste com um shampoo mais hidratante.


Shampoo Perolado: Possui capacidade hidratante média. São indicados para uso diário em cabelos com ressecamento moderado e normais, cabelos oleosos também podem usar, mas neste caso pode lançar mão de uma lavagem antes com shampoo transparente em seguida o perolado para garantir a retirada da oleosidade e não deixar o cabelo pesado,

Shampoo Leitoso: Estes possuem um poder de limpeza mais fraco, possui ingredientes condicionantes, são ideais para cabelos extremamente fragilizados, ressecados, tingidos ou descoloridos. Quem faz seu uso pode optar por lavar ao menos uma vez na semana com um shampoo transparente (ex: Pantene Brilho Extremo) para garantir uma limpeza maior para os fios e couro cabeludo.


Dicas Extras:

  • Evite usar água quente, principalmente no último enxague, deve-se usar água morna a fria, para selar a cutícula e dar brilho.
  • Aplique shampoo somente na raiz e massageia com a ponta dos dedos até formar espuma, depois deslize para o comprimento sem friccionar o fios.
  • Evite passar condicionador ou máscara na raiz do cabelo.
  • Não durma com os cabelos molhados.
  • Evite esfregar a toalha de banho nos fios, pois o atrito causará frizz.
  • Reduza o uso de secador e chapinha.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

© BL Design - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Bianca Layouts ♥ EXCLUSIVO! ♥ .
Tecnologia do Blogger .
imagem-logo