Como Cuidar dos Cabelos Descoloridos?

Não adianta!
Quem quer ter um cabelo descolorido e bonito precisa dar mais atenção a ele do que quem tem os cabelos naturais, por isso hoje vim trazer uma listinha de produtos que são indispensáveis para quem quer cuidar (mesmo) das madeixas descoloridas:

Shampoo e Condicionador: Você irá precisar de um shampoo de limpeza delicada e/ou um  shampoo de tratamento!, se o cabelo for lavado com shampoo muito agressivo isso vai piorar muito a situação do fio, que já tem tudo pra ficar fragilizado. Ideal é que se use um shampoo sem sulfato (falei aqui), ou aqueles que dizem na embalagem “pós quimica”, estes já são ideais para limpar delicadamente e tratar o fio. Eu não costumo usar muito o condicionador, somente quando vou viajar e não consigo levar as máscaras na bolsa, mas para escolher o seu condicionador, procure da mesma forma que o shampoo, algo que seja para tratamento, e é bom que se use da mesma linha, pois estes já foram feitos para trabalhar juntinhos.
Máscara de TratamentoNutrição e/ou Hidratação: Eu já não faço mais muita separação entre máscaras de hidra ou nutri, porque geralmente muitas máscaras têm componentes com ambas às funções; por exemplo: às vezes uma máscara tem em maior concentração ingredientes nutritivos (manteigas, óleos etc), mas também possui pantenol, glicerina, que são componentes altamente hidratantes.
 Máscara de Reconstrução: Pode ser uma máscara, ou você pode fazer uma cauterização caseira como esta que ensinei nesse post aqui. A estrutura do nosso fio é composta em grande parte por queratina, em torno de 90%, e o processo de descoloração provoca a perda dessa proteína e outras que compõem a estrutura do fio, então reconstruir é preciso, aliando isto com a nutrição e hidratação!
 Matizadores: Ninguém quer ficar com aquele cabelo cor gema de ovo né? Quando você faz a descoloração o cabelo fica aquele loiro bonito, mas após  alguns dias o cabelo tende a ficar amarelado, devido ao processo de oxidação que ocorre nos fios, principalmente quando o cabelo é mais escuro. Então você vai precisar de um produto matizador para ser usado em torno de uma vez por semana e manter aquele loiro “acabei de sair do salão”.
Leave-in/Protetor Térmico: Eu gosto muito de finalizar o cabelo com leave-in, que de preferência já tenha proteção térmica, pois seco com secador após toda lavagem, e eles ajudam na modelagem, e no meu caso, ajudam a controlar aquele volume indesejado e o terrível frizz, mas mesmo que você deixe secar naturalmente eles vão manter o cabelo hidratado por muito mais tempo.
No post eu achei legal colocar exemplos de produtos que vão dos mais baratos até mais caros, então não tem desculpa pra não cuidar das madeixas né!!??...

Dica extra - Equilibrar o PH do cabelo após o processo químico: Quem passa por um processo de descoloração tem o Ph do fio elevado o que faz com que a cutícula do cabelo fique aberta, cutícula aberta não “segura” os tratamentos que ali são depositados, por isso é necessário regular o PH do cabelo para que ele recupere brilho e sedosidade.

Algumas máscaras já tem o PH baixo, o que dispensaria o uso de um acidificante em hidratações semanais, se você usa a mascara e sente o cabelo bastante sedoso e com brilho, é provável que o PH dela seja baixo.

Acontece que logo após o processo químico, onde a cutícula do fio fica muito alterada, aconselho que seja feita a regulagem do PH, através do uso de um acidificante, sugiro esse da da K-pró, (clique aqui)  ou ainda você ainda pode usar essa receita caseira com vinagre de maça para reduzir o PH, que ensinei neste post aqui.


Por hoje é isso gurias, até a próxima ;)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

© BL Design - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Bianca Layouts ♥ EXCLUSIVO! ♥ .
Tecnologia do Blogger .
imagem-logo