Cronograma Capilar


Sabe quando você começa a usar um produto que na primeira e segunda lavagem o teu cabelo adora, e daqui a pouco parece que não surte mais efeito? Então, isso acontecia muito comigo,  e foi quando eu tive uma fase em que meu cabelo estava em leito de morte, rs, devido a umas químicas malsucedidas,  comecei a pesquisar o que poderia fazer para não ter que cortá-lo tipo Chanel, foi então descobri o cronograma capilar, e vim aqui hoje para falar um pouquinho sobre ele.


Na verdade o que ocorre, é que o nosso cabelo sempre precisa de três coisas, hidratação, nutrição, e reconstrução, e mesmo que você use produtos bons, se você não diversificar, vai chegar uma hora que não fará o efeito desejado.


Mas para que serve cada uma delas?


A hidratação irá repor a água perdida do fio, esta fase pode ser feita sem medo de ser feliz, pois ela não irá pesar no cabelo. A umectação ou nutrição tem função de repor os lipídios ao fio, deixando o cabelo com a oleosidade no ponto para atribuir sedosidade aos cabelos e reduzir o frizz, já a reconstrução tem a função de repor a massa capilar que perdemos principalmente quando passamos por processos químicos.


O primeiro passo para montar o cronograma capilar é identificar o problema.


Aqui embaixo eu trago uma tabelinha que facilita identificar o que o seu cabelo está precisando e também os componentes dos produtos específicos para cada fase do cronograma.


Obs: Nunca devemos abusar da queratina, pois em excesso, ela pode quebrar o cabelo. Para aqueles que sofrem por processos químicos como descoloração, progressiva etc, ou ainda que estejam constantemente expostos ao calor do secador e chapinha, pode ser feito a cada quinze dias, e para os cabelos que não passam por estes processos (mas que também estão expostos a fatores como poluição, o sol, etc), uma vez por mês já deve ser suficiente.


Existe um cronograma que é o oficial, e o ideal é que se dê 48hs entre cada tratamento.


Mas sabemos que cada caso é um caso, eu acredito que esse cronograma oficial serve para cabelos pouco danificados, para quem tem cabelos em que o dano é grande, (como os meus estavam quando iniciei o tratamento), eu indico que seja feita já uma reconstrução na primeira semana, após os cabelos estarem devidamente hidratados e nutridos. Porém se o cabelo estiver elástico, melhor evitar a hidratação no inicio, pois ela irá deixar o cabelo "molinho" e propiciando ainda mais a quebra.



Sendo assim podemos ir adaptando as fases de acordo com a nossa necessidade, . Por exemplo: Existem cabelos que são muito oleosos e quem tem esse tipo geralmente se pergunta  se deve fazer a fase de nutrição, e a resposta é sim! Mas pode-se fazer com menos frequência e passando a máscara mais no cumprimento do cabelo.


Bem, por hoje é isso, em breve quero voltar trazendo várias opções de máscaras para cada tratamento.


Bjos!!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

© BL Design - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Bianca Layouts ♥ EXCLUSIVO! ♥ .
Tecnologia do Blogger .
imagem-logo